segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ATIVIDADE 4.4 PROINFO


O uso dos recursos tecnológicos devem ser incorporados no conhecimento de cada educador para que ele possa melhorar a qualidade do seu trabalho e de aprendizado de seus alunos. Sabemos que este processo não é tão simples assim. Para alcançarmos estes objetivos dependemos de vários fatores: recursos financeiros para que as unidades de ensino se adaptem a estas tecnologias; mudança significativa no modo de trabalho dos profissionais de ensino, principalmente no sentido de aceitação destas “mudanças”; fazer uma capacitação eficiente do público alvo, entre outros. Outro desafio grandioso é acompanhar toda esta evolução sem ficar desatualizado.
O caminho é longo, mas, quanto mais rápido pudermos caminhar, mais perto do ideal chegaremos.
Também, é possível que com pouco recurso, aconteçam aulas ricas, interessantes, dinâmicas e proveitosas. Basta que:
* o professor conheça as possibilidades tecnológicas;
* estabeleça seus objetivos, conteúdo curricular;
* conheça seus alunos (interesses, motivações)
* goste de desafios e seja receptivo a mudanças possíveis durante o processo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

APRESENTAÇÃO PROJETO ALEGRIA E FELICIDADE

Projeto sobre felicidade e alegria

file:///media/LEILA/apresentaivoleilaemarcia.pptx

Socializando experiência com projeto


"Socializando experiência com projeto"

Trabalhar com projetos implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender. Os alunos aprendem à medida que fazem. A realização do projeto requer uma postura de valorização do trabalho em grupo que desenvolve vínculos de solidariedade, respeito e cuidado com a contribuição de cada um para o todo, num sentido de igualdade, onde todos podemos aprender com todos.
Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo do projeto ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.