segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem


Projeto Integrado de Aprendizagem Sobre Tecnologias e Educação





Tema Gerador: A Importância da Tecnologia para a Aprendizagem

Tema Foco: O uso do Computador em sala de aula.

Justificativa:
A utilização dos recursos tecnológicos são caminhos sem volta que muitas vezes se leva tempo para dominá-los. As escolas possuem equipamentos, mas na maioria das vezes não sabem como utilizá-los. Para a dominação dessa tecnologia é preciso dispormos de algum tempo, o problema é que nesse período de tempo, novas tecnologias serão desenvolvidas, embora a aceleração da produção em informática tenha diminuído bastante.
Fomos criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais expressões como “ Não mexe no botão da TV ”, sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles dominam a tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e acena com novas possibilidades pedagógicas.
A grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Nessa perspectiva não vamos chegar às salas de aula virtuais. Elas já existem , são interessantes, mas não deverão tornar-se padrão. O que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros deverão ser melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites.
O papel é a forma mais fácil de acesso ao conhecimento, as aulas expositivas, os trabalhos de laboratórios, as pesquisas de campo, as consultas à Internet são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que faz a educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos, o professor fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um facilitador de situações de aprendizagem.
O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizar como meio para melhorar a qualidade de ensino com essa ferramenta. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento.


Problematização:
Ao nosso ver, o uso do computador na escola se configura no momento atual, como uma necessidade de trazer para esta, a realidade do contexto social, no qual o aluno, construtor do conhecimento, está imerso.



 



Equipe: Leila
             Eliane
             Sandra



Um comentário:

  1. Leila querida, parabéns pelo projeto! Um tema super interessante a atual. Adorei! Beijo grande.

    ResponderExcluir