quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Opinião sobre Currículo

Os conteúdos trabalhados nos projetos estão presentes na proposta curricular. No decorrer do trabalho surgem muitas ideias que vem a acrescentar de forma gradativa, conforme os conhecimentos que o aluno já traz consigo, da sua vivência cultural. Esse conceito já está incluído  no currículo escolar, porém o uso das tecnologias não está no currículo, mas o conteúdo trabalhado nas aulas de informática já está inserido, desta forma conceituamos currículo como uma determinação que devemos seguir porém de forma flexível, ou seja, que pode ser adaptado de acordo com a realidade escolar.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desenvolvo uma prática dialógica com os meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?



Sim, as estratégias que desenvolvemos são sempre baseadas nas dificuldades apresentadas pelos educando, dando-lhes oportunidade de expressar seus desejos, ideias, conhecimentos e dificuldades. Citando como exemplo as crianças do 1º e 2º ano que apresentam déficit de aprendizagem, ou que estão em fase de alfabetização que são rapidamente alfabetizadas com o uso das novas TICs e estratégias abaixo especificadas.
Percebe-se o grande interesse das crianças em participar de tais atividades, como também a rapidez com que se da à superação das dificuldades.

As estratégias utilizadas:
. Atividades diagnóstica,
. Roda de conversa;
. Atividades motivacionais (sites);
. Atividades interativas, auditivas, e visuais;
. Atividades práticas (digitação).


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PLANEJANDO COM HIPERTEXTO

Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Produção textual, criação de hipertexto.
Público-alvo: 4º ano escolar do Ensino Fundamental
Duração: 1 aula
Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: manuseio do dicionário, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.
Objetivos:
  • Definir felicidade e alegria;
  • Elaborar um texto coletivo;
  • Compreender a igualdade entre as pessoas;
  • Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
  • Transformar o texto coletivo em um hipertexto.
Desenvolvimento
Introduzir uma conversa informal onde os alunos falem o que entendem sobre felicidade e alegria. Ouvir suas opiniões a respeito de posturas felizes e definir coletivamente conceitos sobre felicidade e alegria. Em seguida montar com os alunos um texto coletivo a partir de suas ideias.
Após essa etapa, dividir os alunos em grupos para que pesquisem no dicionário definições de palavras selecionadas no texto coletivo e que também criem suas próprias definições.
Num segundo momento levar os alunos para a sala multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas na internet.
De posse do material produzido pelos alunos a Orientadora Tecnológica digitará o texto coletivo e o texto referente a suas pesquisas e criar os links para transformar o texto coletivo num hipertexto.
Recursos
  • Minidicionário
  • Folhas
  • Lápis e borracha
  • Computador
  • Data show e telão
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.


Créditos
Leila Lucimar Gonçalves e
Ivonete Fátima Arruda Pierdoná
Marcia Mello